Parque das Aves Foz do Iguaçu
Uma das atrações mais procuradas em Foz do Iguaçu é o Parque das Aves. O local possui 16 hectares de Mata Atlântica e mais de 1.400 aves de aproximadamente 150 espécies. Importante destacar que mais de 50% delas foram resgatadas de maus tratos e do tráfego de animais. Todos os viveiros são integrados a natureza e tentam reproduzir o habitat natural das aves.
O Parque das Aves é um Centro de Conservação Integrada de Aves da Mata Atlântica e o segundo atrativo mais visitado de Foz do Iguaçu (atrás apenas das Cataratas do Iguaçu), onde o visitante pode ter contato próximo com aves da Mata Atlântica em viveiros de imersão, durante uma caminhada que une o contato com a natureza e o conhecimento.
História do Parque das aves
A história do Parque começou com o casal Anna e Dennis, que se conheceram na África, em 1976, se apaixonaram e tiveram duas filhas. Em 1980, eles ganharam um filhote de papagaio-do-congo, Pumuckl, que acabou se tornando um membro da família. Eles amavam tanto o animalzinho que passaram a ter carinho e interesse especial por aves.
Um amigo da família fez uma proposta ao casal de se mudarem para Foz do Iguaçu e criarem um parque de crocodilos, porém eles disseram que criariam um parque de aves. Já em Foz, eles adquiriram 16 hectares de floresta e começaram a construir o parque. Em 1994 as primeiras aves começaram a chegar no parque a partir de doações e empréstimos dos zoológicos brasileiros.
Entre as espécies presentes no passeio estão papagaios, flamingos, mutuns, jacutingas, harpias, urubus, periquitos, tucanos, araras e corujas, além de borboletas e répteis como sucuris, jiboias e jacarés.
Como é a visita no Parque das aves
O passeio é feito de forma independente e o visitante pode levar o tempo que achar necessário para conhecer o parque. Nós levamos em média 2 horas conhecendo, fotografando e apreciando as aves.
O parque é muito bonito, um ambiente de mata nativa, repleto de muito verde e com trilhas que dão acesso aos viveiros.
No parque existem viveiros fechados e viveiros abertos. Os que mais chamam atenção dos visitantes são os viveiros abertos, porque podemos ficar muito próximo das aves. O viveiro aberto das araras é simplesmente demais, ver aquelas enormes araras coloridas voando sobre nossas cabeças é uma experiência muito especial!
Durante a caminhada, além das aves, ainda existem espaços de répteis (jacarés, cobras, tartarugas, entre outros) e borboletário. O Parque das Aves possui uma ótima infraestrutura com banheiros, restaurantes, lanchonetes, loja e lugares para descansar.
O caminho é totalmente demarcado e a trilha é plana e bem tranquila. A visita não é guiada e você pode percorrer o parque no seu tempo, parando para apreciar cada espécie com calma – não deixe de falar com os monitores caso tenha alguma dúvida, eles são ótimos e é uma boa oportunidade para você enriquecer ainda mais sua experiência de viagem.
Além disso, você pode fazer os passeios adicionais oferecidos no parque: Backstage Experience e Forest Experience. O Backstage Experience oferece ao visitante a oportunidade de vivenciar os bastidores do trabalho de recuperação e conservação das aves.
O Forest Experience é uma breve imersão na cultura dos Guaranis em meio à Mata Atlântica, à noite, ao redor de uma fogueira, acompanhada de um jantar tradicional compartilhado com eles.
Durante o passeio você terá a oportunidade de entrar em alguns viveiros de imersão, que são as áreas mais incríveis do Parque das Aves. A estrutura impressiona especialmente pelo tamanho: em alguns momentos você até esquece que está dentro de um viveiro.
Um dos primeiros viveiros que você visitará abriga um grupo de guarás que, para mim, tem uma das cores mais lindas da natureza: o vermelho deles é intenso e vibrante, difícil de descrever.
Outro viveiro que você vai percorrer e que é um dos mais lindos do parque é o Viveiro dos Tucanos: juro, não tem como não se apaixonar por eles. Nós percorremos esse viveiro através de uma passarela suspensa e eles, que já estão acostumados com os viajantes curiosos, chegam pelo corrimão e nos olham da forma mais doce que você pode imaginar.
Falando em doçura, visitar o Viveiro dos Periquitos é superespecial e ainda conta com uma experiência à parte: alimentar os periquitos de forma responsável. Para você que sente vontade de alimentar os bichinhos, esse é o momento certo.
A atividade de alimentar os periquitos não faz parte do ingresso do Parque das Aves. Por isso, você tem que adquirir essa experiência à parte – o valor é de R$ 10 por pessoa.
Dentro do viveiro você vai encontrar o ponto de alimentação onde dois monitores vão auxiliar sua experiência: você receberá uma colher de madeira com alguns grãos e vai apenas segurar, deixando que os bonitinhos venham até você.
Ainda falando sobre os viveiros, um dos mais incríveis do Parque das Aves é o Viveiro das Araras: pode se preparar para se apaixonar mais uma vez. Apesar de amar os tucanos, é difícil alguma ave que supere a beleza das araras.
O Viveiro das Araras é incrível e lá você vai encontrar várias espécies: arara azul, araracanga, arara-canindé, arara-vermelha e até arara azul de lear. São quase 100 araras no viveiro e você fica até zonzo procurando por cada uma delas – só cuidado com a cabeça pois elas amam fazer voos rasantes ao cruzar o viveiro.
Continuando a visita pelo Parque, você ainda tem a oportunidade de visitar o Borboletário – que é um percurso opcional, já que nem todos gostam de ficar muito perto das borboletas – e também vai passar pelo espaço das corujas, que são maravilhosas.
No final do percurso você chega a uma área com restaurante e também lojinha para comprar lembranças do Parque das Aves. Por ali também vai encontrar algumas estruturas para fotos, que também estão espalhadas pelo parque e rendem registros superlegais!
Trabalho de Conservação do Parque das aves
O Parque das Aves tem como foco o seu trabalho de conservação, tendo como parte fundamental da sua existência o profissionalismo no trato dos animais, respeitando a sua presença, a sua vida e a sua natureza.
Um exemplo disso é o trabalho incansável de cuidado para a reprodução de animais e o desenvolvimento saudável, como visto em um dos vídeos postados pelo próprio Parque.
Tarifas e Horários do Parque das Aves
O Parque das Aves funciona diariamente, das 8h30 às 17h. As tarifas para acesso ao Parque podem ser acessadas pelo site oficial.
Lembre-se
– O Parque das Aves é um local de preservação ambiental
– Respeite as normas de segurança
– Não toque ou alimente as Aves, mesmo nos viveiros onde a entrada é permitida, mesmo que os animais apresentem curiosidade pela presença do visitante
– Use roupas confortáveis e calçado apropriado para a caminhada
– O passeio dura em média de 1 a 2 horas
Endereço e como chegar no Parque das Aves
Endereço: Avenida das Cataratas, KM 17.1 – Foz do Iguaçu (PR).
Horário de Funcionamento – Todos os dias das 8h30 às 17hs.
Consulte os valores dos ingressos no site oficial.
Telefone: (45) 3529-8282
Veja aqui outras opções de passeios em Foz do iguaçu
>> VEJA AQUI UM ROTEIRO DE 3 DIAS EM FOZ DO IGUAÇU
>> CONHEÇA AS CATARATAS NO LADO ARGENTINO
>> CONHEÇA O PARQUE DOS DINOSSAUROS
>> CONHEÇA O DREAMS MOTOR SHOW
>> CONHEÇA O MOVIE CARS (EM BREVE)